Se você tiver uma placa de vídeo Intel instalada em seu computador Windows, poderá otimizar os jogos para que funcionem sem problemas com apenas alguns cliques. Tudo o que você precisa fazer é adicioná-los ao Intel Graphics Command Center, e o programa cuidará do resto. Dessa forma, você não precisa mexer nas configurações de gráficos Intel para obter o melhor desempenho em jogos.


Veja como adicionar e remover jogos do Intel Graphics Command Center no Windows.


Como adicionar jogos ao Intel Graphics Command Center no Windows

Você pode baixar Centro de comando de gráficos Intel da Microsoft Store se você ainda não o tiver instalado. E se você estiver tendo problemas para iniciar o programa, leia nosso guia sobre como corrigir o Intel Graphics Command Center quando não estiver funcionando.

Depois de abrir o Intel Graphics Command Center, siga as etapas abaixo para adicionar um jogo:

  1. No Jogos guia na tela inicial, clique em Detecção automática ou Selecionar manualmente.

  2. Se você clicou Detecção automática, aguarde o programa encontrar jogos compatíveis. Se você clicou Selecionar manualmentenavegue até o arquivo EXE do jogo que deseja adicionar, selecione-o e clique em Abrir na caixa de diálogo.

  3. Você verá um pop-up com uma lista de jogos para adicionar. Você pode selecionar ou desmarcar jogos clicando na caixa de seleção no lado direito de cada entrada. Quando terminar, clique Adicionar à biblioteca.

Agora você verá o jogo aparecer no Jogos guia da tela inicial. Se você quiser adicionar mais jogos, clique no botão sinal de mais do lado direito do Meus jogos cabeçalho. A partir daí, as instruções para completar a adição do jogo serão familiares.

O Windows tem outras maneiras de otimizar jogos além de usar o Intel Graphics Command Center. Para obter mais informações, consulte nossos guias sobre como otimizar o Windows 10 para jogos e coisas a serem desabilitadas no Windows 11 para um melhor desempenho de jogos.

Como remover jogos do Intel Graphics Command Center no Windows

Se você não quiser mais que o Intel Graphics Command Center otimize um jogo, poderá removê-lo facilmente. No Jogos guia na tela inicial, clique no três pontos verticais (isso é conhecido como o ícone “Mais”) ao lado do jogo que você deseja remover e selecione Remover da biblioteca.

Agora o jogo não será mais otimizado pelo Intel Graphics Command Center.

Otimizando jogos no Windows de maneira fácil

Há muitas coisas que você pode fazer para otimizar o desempenho dos jogos no Windows. Felizmente, se você possui um processador Intel, pode simplesmente adicionar seus jogos ao Intel Graphics Command Center. O programa garantirá que os jogos funcionem sem problemas no seu PC com Windows.

No entanto, lembre-se de que esta é apenas uma das muitas ferramentas que você pode usar para esse fim no Windows. Portanto, sempre há algo mais que você pode fazer se ainda não estiver obtendo o melhor desempenho de seus jogos.